CD “2 Banquinhos e 1 Violão” ao vivo – Release
10/12/2004 11h11
A cantora e compositora pernambucana Maria Dapaz lança seu décimo CD (primeiro gravado ao vivo) – 2 Banquinhos e 1 Violão – no dia 2 de dezembro de 2004, quinta-feira, no Theatro São Pedro. Antes do espetáculo haverá um coquetel para os presentes no Mezanino do Theatro.
O novo trabalho chega pelo selo JOMA (distribuição da Atração) e registra 27 pérolas da música brasileira em 19 faixas. “Esse disco nasceu da vontade de interpretar canções antológicas, belas e inesquecíveis que só cantávamos em rodas de amigos. O show aconteceu no Centro Cultural São Paulo, em dezembro de 2003, e se transformou em CD”, comenta Dapaz. A gravação (voz-violão) foi realizada com a participação do cantor Cervantes.
Dona de uma voz privilegiada, Dapaz canta do samba ao bolero num clima intimista acompanhada por seu próprio violão. Apresenta um repertório eclético e harmonioso, e convida o público a participar, quando relembra grandes sucessos como Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro) Felicidade (Lupicínio Rodrigues) Menina Moça (Luis Antônio) Nervos de Aço (Lupicínio Rodrigues) Mensagem (Cícero Nunes e Aldo Cabral) Taí (Joubert de Carvalho) A Noite do Meu Bem (Dolores Duran) Maringá (Joubert de Carvalho) Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) Marina (Dorival Caymmi) Se Acaso Você Chegasse (L. Rodrigues e Felisberto Martins) Saudade da Amélia (A. Alves e M. Lago) Bandeira Branca (Max Nunes e Laércio Alves) As Pastorinhas (Noel Rosa e João de Barro) Volta Por Cima (Paulo Vanzolini) Trem das Onze (Adoniran Barbosa) Maracangalha (Dorival Caymmi) entre outros
Maria Dapaz
A pernambucana Maria Dapaz possui dez CD’s gravados, sendo oito no Brasil e dois na Suíça, onde morou durante seis anos e divulgou a música brasileira por vários países europeus, somando vivência em seu currículo. É uma cantora que se destaca por sua voz afinada e inconfundível. Sua vontade de cantar e a paixão pela música se intensificaram quando ganhou o segundo lugar no concurso A Mais Bela Voz do Nordeste, tornando-se profissional pouco tempo depois. Seu primeiro disco, Pássaro Carente, foi lançado em 1981. No ano 2000, Dapaz abre o seu próprio selo (Joma) em parceria com Jocelyne Aymon (produtora) e fecha contrato de distribuição com a gravadora Atração. Lança o seu primeiro CD independente, Meu Lugar, e cria seu site (www.mariadapaz.com). Com o segundo CD pela Joma, Vida de Viajante, torna-se a primeira cantora pernambucana a gravar um disco homenageando Luiz Gonzaga e recebe uma indicação ao Grammy Latino como Melhor CD Regional. O terceiro lançamento – 2 Banquinhos e 1 Violão – vem consolidando a parceria entre a Joma e a Atração.
Autor: Eliane Verbena